Notícias

Seminário alvenaria estrutural no Concrete

11/08/2016 às 10:59
A Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) organizou e será a responsável pelo seminário sobre Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, que acontecerá no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, no Concrete Congress 2016.

Reportagem: Divulgação - Mandarim Comunicação
Fotos: Arquivo Prisma

A Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) organizou e será a responsável pelo seminário sobre Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, que acontecerá no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, no Concrete Congress 2016. O evento será realizado em paralelo ao Concrete Show, que acontecerá entre 24 e 26 de agosto próximo, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

 As palestras, com os palestrantes e seus currículos, serão as seguintes:

Desempenho de paredes de blocos de concreto, por Cláudio Oliveira Silva, engenheiro, mestre em Engenharia pela Poli-USP e gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP. Nesta palestra serão apresentados os diversos requisitos de desempenho de vedações verticais da Norma ABNT.15.575:2013, e os resultados de avaliação de paredes de alvenaria de blocos de concreto, que vêm sendo alcançados com diferentes tipos de revestimentos em ensaios contratados pela BlocoBrasil e realizados em diversos laboratórios brasileiros.

A unificação das normas de Alvenaria Estrutural, por Guilherme Parsekian, engenheiro e professor-associado, doutor pela USP e com pós-doutorado pela Universidade de Calgary (Canadá).  Será apresentado o histórico do desenvolvimento da normalização internacional de alvenaria estrutural e o histórico da normalização brasileira até a unificação das normas. Serão apresentados ainda os pontos relevantes a serem discutidos na revisão e os pontos já discutidos e, finalizando, as perspectivas de normalização.

Uma abordagem para o efeito de arco em projetos de alvenaria estrutural, pelo engenheiro José Luiz Pereira, diretor da JLP Engenharia e Projetos. O eng. José Luiz Pereira, que acabou de lançar um livro de Alvenaria Estrutural, no qual aborda especificamente o efeito de arco e o cálculo de vento em obras já executadas, mostrará a importância da compreensão do efeito de arco em estruturas de alvenaria para se entender o caminho das tensões nas paredes assentadas em vigas de concreto armado. 

Mais informações e inscriçõesconferencia@concreteshow.com.br.

Fonte: Revista Prisma: www.revistaprisma.com.br/novosite/noticia.asp?cod=7749