Aduela de Concreto: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

A Aduela de Concreto, também conhecida como Tubos Celulares, são peças pré-moldadas no concreto armado, retangulares ou quadradas, abertas ou fechadas com encaixe macho ou fêmea, normalmente aplicadas em galeria pluvial (sistemas de drenagem), canalização de córregos a céu aberto ou fechado, para o escoamento de água ou esgoto.

Esse material é bastante empregado também na construção de pontes e passagens, pois, a possibilidade de multiplicação deste sistema proporciona rapidez, segurança e economia.

Nas aduelas de concreto a absorção de água é um requisito indispensável para garantir a durabilidade das peças e da rede como um todo. Por isso, é preciso saber onde adquirir o seu material, para que não haja nenhum problema em sua obra.

As Aduelas na La-J Lucas obedecem a todas as normas técnicas, garantido qualidade e durabilidade.

As Aduelas são enquadradas na categoria condutos rígidos, que são os produtos que suportam cargas por sua própria resistência, para execução de obras de canalização lineares (exceto condução de esgoto sanitário e efluentes industriais).

A norma que regulariza a aduela é a ABNT NBR 15396/2006 que estabelece os requisitos e métodos de ensaio a serem atendidos na fabricação de aduelas (galerias celulares) de concreto armado para execução de obras lineares, exceto condução de esgoto sanitário e efluentes industriais.

O que é necessário observar antes de comprar?

As peças deverão conter caracteres legíveis gravados no concreto, como:

  • Nome ou marca do Fabricante;

  • Dimensões (altura x largura);

  • Data de fabricação (dia/mês/ano);

  • Seta indicando posição da laje superior;

  • Número de rastreamento de toda as suas características de fabricação.

Atenção:

As aduelas devem ter espessura mínima de parede de 15 cm (com tolerância de 10 mm para mais e 5 mm para menos), e o cobrimento interno e externo mínimo das armaduras deve ser de 30 mm e em qualquer ponto da peça, exceto em ambiente com agressividade forte ou muito forte*, onde o cobrimento mínimo recomendado é de 40 mm.

*Classes de agressividade

De acordo com o item 6.4.2 da norma NBR 6118:2014, a agressividade ambiental de uma estrutura em projeto deve ser classificada de acordo com a tabela abaixo. Esta classificação está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

Tabela de classificação de agressividade ambiental de uma estrutura.

Dica de instalação

  • Após a compra, é muito importante fazer o controle de recebimento das aduelas, que é feito pelo comprador, neste momento é preciso verificar as peças para constatar que as mesmas seguem os padrões solicitados e se as juntas das aduelas estão rígidas, com encaixe do tipo macho/fêmea.

  • Deve-se observar também, o acabamento dessas peças no ponto de encaixe para que assim, seja possível fazer a montagem de forma correta.

  • É fundamental executar a junta com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, com aditivo que evite sua retração, em sua face interna e externa (exceto na laje inferior externa).

  • Recomenda-se ao instalador, colocar uma manta geotêxtil (mínimo de 0,30 m de largura), externamente às juntas para a vedação nos pontos de encaixe das aduelas. A superfície da aduela que receberá a manda deve ser plana, livre de ondulações e/ou protuberâncias e materiais pontiagudos.

  • No caso das galerias assentadas em linhas duplas ou triplas, recomenda-se que seja deixado um espaço de 10 cm entre as peças. Este espaço deverá ser preenchido com concreto magro*.

*O concreto magro é um tipo de concreto sem função estrutural, muito utilizado para regularização ou proteção mecânica de superfícies.

Sua principal característica é ter um baixo teor de cimento no seu traço, alto teor de agregados e reduzida quantidade de água. É mais econômico do que o concreto convencional e deve ser utilizado quando a necessidade não demandar muita resistência e impermeabilidade. (Fonte)

  • O rolo compactador só ser utilizado acima de 0,60 m de aterro.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente, vai seu um prazer ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − nove =