Como criar ambientes modernos e personalizados utilizando produtos de qualidade?

Realizar uma obra ou a reforma de um ambiente é uma empreitada difícil, mas também muito prazerosa — principalmente quando a obra termina!

Para ter sucesso nessa tarefa, é importante observar e executar 3 etapas corretamente: o planejamento da obra, a compra de materiais e produtos de qualidade e o acabamento. Se os detalhes de uma obra não são seu forte ou se você tem dúvidas sobre o assunto, confira a seguir cada uma das etapas para quem deseja construir ou reformar ambientes!

AFASTE O VILÃO DO “FAÇA VOCÊ MESMO”
Se você não entende de obras ou se “acha” que entende, o melhor a fazer é buscar a ajuda de um arquiteto e, antes de começar qualquer parte da obra, elaborar o seu planejamento.

Um bom plano deve informar o que será feito e quanto dinheiro há para ser investido. Após definir essas informações, o profissional poderá indicar os materiais necessários e suas quantidades, mão de obra que deve ser contratada e demais despesas. Lembre-se de que você contratou um arquiteto para cuidar de sua obra. Então, o recomendado é que você não faça nada por conta própria. Um arquiteto pode vir a cobrar de 5% a 25% do preço total da obra, o que já contempla a supervisão da construção ou reforma.

PREFIRA PRODUTOS DE QUALIDADE
Esse é ponto-chave de uma obra bem-sucedida. Você deve ter em mente que o barato pode sair caro. Não há problema nenhum em barganhar o valor de um material ou produto, desde que a qualidade e a durabilidade sejam indiscutíveis.

Abaixo você encontra algumas dicas básicas para escolher produtos de qualidade para a sua obra.

DISPOSITIVOS ELÉTRICOS
Você deve ficar atento à tensão (110 ou 220V). Outro detalhe importante é que as partes que conduzem energia devem ser de cobre ou liga de cobre, nunca de ferro.

CIMENTO E AREIA
É importante dar atenção à validade na embalagem, pois este material fica empedrado quando passa muito tempo guardado. Nunca compre cimento com antecedência, somente quando precisar. Já a areia pode ser comprada conforme for precisando na obra, mesmo se ela estiver molhada ou úmida.

TIJOLOS E BLOCOS
São produtos com medidas específicas: altura 19 cm / largura 9, 14 ou 19 cm / comprimento 19 ou 39 cm. Siga essa recomendação com rigor.

PISOS, AZULEJOS E REVESTIMENTOS CIMENTÍCIOS
É recomendável comprar a mais da quantidade necessária, para reserva. Preste atenção ao lote, que deve ser o mesmo, para evitar variações em cores e tonalidades. Veja se a metragem indicada na embalagem está de acordo com as medidas do local onde esses produtos serão aplicados.

TINTAS
Verifique a validade e escolha a tinta mais adequada para cada superfície que deseja pintar. Anote o código da cor e também do lote, caso você tenha comprado tinta a menos, pois evitará errar na tonalidade.

PERSONALIZE O AMBIENTE
Materiais de revestimento, como azulejos, pisos, metais e louças sanitárias variam muito de preço e, para não estourar o orçamento, é preciso conter um pouco a euforia na hora de personalizar o seu ambiente, respeitando o que já foi definido em seu planejamento para a fase final.

Agora que você já sabe as etapas de uma obra bem-sucedida e como escolher materiais e produtos de qualidade, está na hora de colocar a mão na massa e escolher qual ambiente será transformado primeiro.