Elementos Vazados de Concreto: leve a personalidade dos cobogós para o seu lar

Moramos em um país tropical, com isso, sempre estamos buscando maneiras de deixar o nosso lar mais fresquinho, não é? Os Elementos Vazados de Concreto são perfeitos para isso.

Com formas e dimensões variadas, os Elementos Vazados de Concreto são aplicados em paredes e divisórias no qual deseja permitir a entrada de mais iluminação e ventilação. Alinhando essas funcionalidades as tendências atuais da arquitetura e decoração, os elementos vazados ganharam também a missão de deixar os ambientes mais bonitos.

Você também pode encontrar esse material com o nome “Cobogó”, como são conhecidos popularmente. Dizem, que os Elemento Vazado de Concreto se originaram no Nordeste. Por ser um local muito quente, as famílias procuraram uma maneira de refrescar os ambientes.

Mas o que são os Elementos Vazados de Concreto?

O Cobogó (como é conhecido) é moldado no concreto com aberturas (recortes), que permitem a circulação de ar e entrada de luz. Essas aberturas podem formar lindos desenhos, fazendo com que esse material seja perfeito para a decoração do lar.

Podem ser utilizados tanto para áreas externas quanto internas da casa, os Elementos Vazados de Concreto são versáteis, combinando com qualquer tipo de decoração e com todos os cômodos do lar. Sem mencionar, é claro, que o concreto aparente está sempre em alta na décor.

Elementos Vazados de Concreto dão aquele elemento surpresa para decoração. Foto Reprodução: Pinterest

 

Divida os ambientes com os Elementos Vazados de Concreto

Sabe quando bate aquela vontade de dividir um espaço? Talvez uma sala muito grande, ou um apartamento que é pequeno, mas você quer criar novos cômodos? Então, os cobogós são perfeitos para isso.

Por serem vazados, eles passam a sensação de amplitude e, ajudam a criar espaços arejados e lindos. É possível criar uma sala de jantar linda e super descontraída com esse material. Que tal tentar isso em sua casa?

Os Elementos Vazados de Concreto são perfeitos para otimizar espaços. Foto/Reprodução: Pinterest

 

Sua área externa como você nunca imaginou

Quando pensamos em decoração, logo vem os ambientes internos do nosso lar a cabeça, não é? Por isso, sempre acabamos esquecendo da área externa de nossas residências, mas, com o Revestimento Vazado de Concreto, você pode transformar totalmente este local.

Por serem elementos vazados, eles combinam perfeitamente com a área de lazer, valorizando com requinte as varandas, áreas gourmet ou jardins.

Cobogós com padrões diferentes. Foto/Reprodução: Pinterest

Quais as vantagens do cobogó de concreto?

  1. Alta durabilidade e resistência: por isso, pode ser usado em locais com grandes fluxos de pessoas e tanto no sol, quanto na chuva.
  2. Versatilidade: combina com qualquer ambiente e decoração, pode ser usado desde a fachada do seu lar, jardins, cozinha, banheiros, área externa ou interna você é quem manda! Por causa do material, Muitos modelos: você pode soltar a sua imaginação na hora de utilizar os elementos vazados de concreto, já que você pode escolher diversos padrões para personalizar o seu ambiente.
  3. Fácil manutenção: A sua manutenção é feita com impermeabilização de tempos em tempos e limpeza com água e detergente alcalino.  
Criando ambientes modernos e garantindo a funcionalidade do ambiente. Foto/Reprodução: Pinterest

Como assentar os cobogós?

O assentamento dos Elementos Vazados de Concreto é como nas alvenarias convencionais de vedação.

No caso de assentamento de apenas uma peça em abertura de parede, deverá ser estendida uma camada de argamassa na parte inferior da abertura, nas laterais e na parte superior da peça. A seguir encaixar o elemento vazado na abertura observando-se o preenchimento total das juntas com argamassa, e seu alinhamento horizontal e vertical com a parede.

  • Nos fechamentos onde se aplicaram mais de um elemento vazado indicamos que:
  • Nivele a base onde serão assentados os cobogós (elementos vazados);
  • Verifique o prumo das paredes caso haja fixação dos cobogós nas mesmas;
  • Limpe as peças eliminando traços de poeira e molhe as peças assim que for assenta-las;
  • Devem ser previamente marcadas e niveladas todas as juntas, de maneira a garantir um número inteiro de peças na horizontal e na vertical;
  • Certifique-se de que o vão a ser preenchido tem as dimensões adequadas dos elementos somando as juntas, lembrando que as peças podem ser cortadas com makita.
  • O assentamento segue as mesmas práticas e cuidados da colocação de tijolos aparentes por exemplo;
  • O assentamento deve ser iniciado pelos “cantos” ou “extremidades”, colocando os cobogós sobre uma camada de argamassa previamente estendida;
  • Entre os extremos deverá ser esticada uma linha, que servirá como guia garantindo o nivelamento de cada fiada, é aconselhável utilizar espaçadores para se garantir a uniformidade das espessuras das juntas de no mínimo de 10mm;
  • Sempre acompanhar e verificar o prumo;
  • A cada três fileiras de cobogós utilize barra de ferro de 3/16 – esta pode ser fixada a parede, a base, ou estruturas adjacentes;
  • Em caso de juntas coloridas deixe com profundidade suficiente para receber o rejuntamento colorido;
  • Limpe os excessos de argamassa ou rejuntes nas juntas e nos elementos vazados enquanto estiverem secando não deixando para depois, principalmente para os casos que ficaram na cor natural.
  • Fonte.

Lá no nosso Pinterest, separamos várias fotos para você se inspirar! Mande fotos para gente de como você incrementou esse elemento na decoração da sua casa.

Quer ver os modelos de Elementos Vazados de Concreto que temos? Confira em nosso site.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =