O que são Pavers? Para que servem?

Conhecidos também como bloquetes, pavimentos drenantes, pavimento intertravado, pavers de concreto ou pavimento de concreto, os Pavers, são de fácil aplicação e dão um diferencial incrível na decoração, seja no ambiente externo ou interno da residência. Basta uma área devidamente confinada, uma base de areia e pode-se dar início a pavimentação.

O método utilizado é o intertravamento – transmissão de parte de peso de uma peça para outra, por causa do atrito lateral entre elas.

O que são os Pavers?

São peças pré-fabricadas em concreto com diferentes medidas, elas vem substituindo os pisos asfálticos e os famosos paralelepípedos por serem mais bonitas e de fácil aplicação.

Calçadas com paver em parques

Pavers são muito utilizados na pavimentação de calçadas, pátios, estacionamentos e áreas externas no geral, pois, como são assentados sob a areia, o local não fica alagado em períodos de chuva forte, já que a areia absorve a água com grande facilidade, se tornando perfeito para lugares onde há grande fluxo de pedestres

Vantagens dos Pavers em concreto

  • Fácil aplicação e permite o tráfego imediato após a aplicação;
  • As peças são ecológicas e sustentáveis;
  • Antiderrapante, perfeito para locais com grande fluxo de pedestres e cadeirantes;
  • Fácil retirada, não é necessário quebrar o concreto;
  • Facilita drenagem de água;
  • Disponível em vários formatos ( hexagonais, quadriculares, retangulares, etc ) permitindo a personalização do local;
  • Necessitam de pouca manutenção e possui um tempo de duração de até 20 anos.

Atenção à utilização!

Você pode utilizar os pavers tanto para locais onde há fluxo de pedestres quanto em lugares onde há fluxo de veículos, mas atenção, a norma pede que para tráfego leve o paver de concreto deverá ter 35 Mpa, já para tráfego pesado o paver de concreto deverá ter 50 Mpa.

Uma das normas seguidas pela empresa na fabricação e ensaios de paver de concreto é a NBR 9781 (Peças de concreto para pavimentação – Especificação e métodos de ensaio).

Esta norma estabelece os requisitos e métodos de ensaio exigíveis para aceitação de peças de concreto para pavimentação intertravada sujeita ao tráfego de pedestres, de veículos dotados de pneumáticos e áreas de armazenamento de produtos.

Calçada em paver colorido mesclado

 

Como fazer o assentamento dos pavers?

Antes de tudo, é necessário observar a qualidade do terreno onde será assentado os pavers, o solo não pode apresentar desníveis. Prepare o terreno com areia ou pó de brita para o assentamento das peças.

É indicado colocar uma espessura entre 4cm e 8cm de areia ou pó de brita, deixando uma camada uniforme, isso ajuda a dar mais resistência ao material depois de finalizado.

Para garantir um bom alinhamento, use uma linha para delimitar o caminho e garantir o alinhamento das peças. O modo como as peças vão ser assentadas é opcional, mas é necessário que elas estejam uma do lado da outra para que não haja vácuo ou infiltração da chuva.

Após o assentamento das peças, utilize a mesma areia que foi utilizada como base para colocar sob a superfície, isso  faz com que a areia penetre em todas as juntas dos pavers, garantindo mais durabilidade do produto..

Há uma máquina específica para compactar o piso, ela pressiona as peças deixando-as firmes e resistentes. Após esse processo, os pavers devem ser varridos e lavados para retirada de toda sujeira e resto de areia que ficam após o assentamento das peças.

Gostou das nossas dicas? Deixe sua dúvida, será um prazer ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =