Pisos cimentícios são opções diferenciadas para construir ou reformar

Para quem procura renovar o ambiente de forma moderna, os revestimentos cimentícios tornaram-se uma ótima opção. Por serem produtos feitos a partir do concreto, podem ser usados no acabamento de pisos ou paredes em áreas externas, fachadas e ambientes internos. Suas principais características são a alta durabilidade, grande resistência e pouquíssima retenção de calor.
Por custarem pouco e conseguirem criar efeitos que lembram mármore e até madeira, os revestimentos cimentícios adaptam-se a todos os tipos de projeto, além de serem uma opção ecológica, já que optar pelo cimento evita o corte de árvores, por exemplo, ou a mineração excessiva na busca das pedras cerâmicas. Sua aplicação é fácil, mas é sugerido que seja feita na última etapa da obra.
Segundo a arquiteta e design de interiores Andreza Baroni, “fazer a colocação do revestimento por último, garante que nenhum outro serviço danifique suas peças”. Normalmente, eles são assentados sobre o contrapiso ou reboco com pelo menos 21 dias de cura para obter a fixação total. A massa cimentícia é colocada sobre a superfície, lixada e depois é feita uma segunda mão para obter o desenho desejado. Ao final, aplica-se uma resina para sua conservação e impermeabilização.
Esses revestimentos também são muito usados nas bordas de piscinas, já que são porosos e possuem mais facilidade para dissipar o calor. Uma dica é utilizar ceras específicas para proteger e facilitar sua lavagem. Para limpá-lo, é simples: requer apenas utilização de detergentes específicos para revestimentos ou a aplicação de jatos d’água com sabão neutro. Algumas vantagens do Revestimento Cimentício:
Fácil aplicação
Não retém calor
Alta durabilidade (alguns são fabricados para terem um tempo de vida útil de 50 anos)